quinta-feira, maio 19, 2016

A iluminação do campo de Alverca em 1934

Em 29 de Junho de 1933, através do decreto-lei 22762, o Ministério da Guerra, acorda com a casa Anciens Etablissements Barbier Bernard & Turenne, o pagamento de 774.250 francos franceses, para o fornecimento do material de iluminação do campo de aviação de Alverca. No decreto-lei 22914 de 31 de julho 1933, o Governo autoriza o Grupo Independente de Aviação de Bombardeamento (GIAB) a levantar a importância de 2000.000$00, para o pagamento da primeira das cinco anuidades à casa Anciens Etablissements Barbier Bernard & Turenne, referente à iluminação da pista de Alverca.

No dia 11 de Junho de 1934, o Diário de Lisboa, relata o transporte do equipamento de iluminação da pista de Alverca, que abaixo transcrevo.



As viaturas para iluminação do campo de aviação de Alverca, que hoje saíram do Entreposto de Santos, onde foram desembarcadas

Do Entreposto de Santos seguiram hoje de manhã para Alverca, as viaturas e respectiva aparelhagem destinada à iluminação do campo do Grupo Independente de Aviação de Bombardeamento, com sede em Alverca. Trata-se, como dissemos, de um sistema moderníssimo usado nos grandes aeródromos, que vem permitir as aterragens e descolagens nocturnas, com toda a facilidade.
O material, cuja passagem pelas ruas da cidade a caminho de Alverca despertou curiosidade, é constituído pelas seguintes viaturas: um carro-oficina e central eléctrica, tendo atrelado um T luminoso indicador da direcção e velocidade do vento; um projector bióptico de aterragens sobre camião- gerador tipo militar, levando atrelado outro projector do mesmo tipo e um farol de sinalização instalado sobre um camião.
Dentro de um mês, todo o material estará instalado e o campo do Grupo de Bombardeamento ficará preparado para serviço nocturno, equiparado aos melhores da Europa. (Diário Lisboa 1934-06-11).

Um aeroplano a levantar voo no Campo de Aviação de Alverca, sob o clarão dos projectores, em 18 de Março de 1935.

O campo de aviação em terra batida, com 1000 x 625 mts, no local do actual DGMFA, funcionou até 1953, quando a pista alcatroada de 2000 mts foi concluída.

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